quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Jogos Vorazes: Resenha.

 

Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Assunto: Romance
Ano: 2010
Páginas: 397

Sinopse: Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Resenha: Panem nasceu da destruição da antiga América do Norte. Dividida em 13 territórios, chamados de Distritos, cada um possui uma função especifica, a de produzir um produto ou fornecer um serviço para Capital.  Para mostrar sua soberania e poder sobre os Distritos, a Capital limita a entrega de alimentos e suprimentos deixando os habitantes de cada Distrito em condições desumanas. Revoltado com a desigualdade imposta, o 13º Distrito origina uma rebelião. No entanto, é totalmente destruído pela Capital e para que os demais Distritos jamais se esqueçam de quem está no poder ela origina, os JOGOS VORAZES. Nome dado ao primeiro livro da trilogia escrita por Suzanne Collins. Um reality show apresentado anualmente para todos os Distritos. Em cada Distrito é sorteado uma menina e um menino entre 12 e 18 anos, chamados de Tributo, para participarem do evento. Os Tributos são levados a Capital e jogados em uma arena para lutarem por sua própria sobrevivência e somente um pode vencer. Aquele que vencer, além de poder continuar vivendo ainda trará para sua família e Distrito grandes benefícios. Todos os habitantes de cada Distrito estão apreensivos, pois está chegando a “colheita”, ou seja, o dia em que uma menina e um menino de cada Distrito participarão dos Jogos Vorazes. Katniss é uma garota que vive com sua família, mãe e irmã mais nova Prim, no Distrito 12 e desde a morte de seu pai, se viu obrigada a cuidar e a alimentar a família, pois sua mãe entrou em uma profunda depressão. Ao ver o nome de sua irmã ser sorteado como Tributo do Distrito 12 se desespera e se oferece como voluntária para participar do evento. Junto com Peeta o garoto sorteado de seu Distrito, partem para Capital, onde são jogados na arena e obrigados a lutar para se manterem vivos. O livro passa a contar o que cada Tributo é capaz de fazer para manter a própria sobrevivência. Em meio a tanta ação e luta entre os Tributos, algumas verdadeiras alianças são formadas. Katniss e Peeta mesmo sabendo que somente um deles pode permanecer vivo, acabam construindo uma relação de muito afeto que cresce a cada pagina do livro. A autora tem uma grande habilidade de nos transmitir as emoções e sentimentos dos personagens, nos comovendo em diversas partes do livro. Os personagens são bem elaborados. A narrativa é rica e envolvente. Enfim, é um livro fantástico cuja leitura vale muito a pena e embora eu tenha assistido o filme antes de ler o livro em nenhum momento me desinteressei pela leitura, pelo contrário, foi ainda mais prazerosa por me trazer mais fatos e riqueza de detalhes.

 
 “E que a sorte esteja sempre a seu favor!”
Por Luciana Curvello

3 comentários:

  1. Aaa eu realmente não gostei dessa série :(

    Tentei ler umas 3 vezes Jogos vorazes mais não conseguir ir além da pagina 50 >.<

    Ae tentei assistir o filme pra ver como era, mais tbm não gostei rs

    Então desistir de vez da série tanto dos livros como dos filmes!

    Adorei a resenha!

    Bjus

    Angel

    ResponderExcluir
  2. Eu to doidinha pra ler essa série, já vi o filme e tudo o mais, mas quero mesmo é ler :B Gostei muito do post!
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana, boa tarde!

    Agradecemos sua visita ao Floreios e Borrões. Resenha muito boa, eu ainda não tive a oportunidade de ler os livros dessa trilogia, mas tenho certeza que esse ano eu leio ao menos o primeiro.

    Mais uma vez agradecemos.

    Att,

    Alef Dalle Piagge - Floreios e Borrões - www.floreios.net

    ResponderExcluir